Faculdade de Direito da UnB

Prof. Henrique Araújo Costa

Primeiro semestre de 2020


Curso: Direito Processual Civil 3

Disciplina: 184721

Turma: A


Carga horária: 60 horas

Horários: atividades assíncronas sem agendamento

Plataformas: Moodle (ID 3106) e Site (dpc3.henarcos.com.br)

Senha: dpc3

Contato: henriquearcos@unb.br


Direito Processual Civil: Recursos

Esta curso consiste no estudo do processo civil recursal, sendo dividido em duas unidades: a primeira voltada às ações e impugnações e a segunda voltada aos recursos.

Objetivos

O objetivo geral da disciplina é fazer com que o estudante domine o conteúdo da fase recursal do direito processual civil.

O objetivo específico da primeira unidade é apresentar a mecânica das impugnações que independem de recurso. O objetivo específico da segunda unidade é apresentar a mecânica dos recursos propriamente ditos.

Competências e habilidades

Cognitivas: O estudante deverá compreender as possibilidades de impugnação das decisões cíveis.

Procedimentais: O estudante deverá saber como impugnar decisões cíveis adequadamente, bem como elaborar tais decisões. O estudante deverá saber como esse tipo de conteúdo se apresenta na prova da OAB.

Atitudinais: O estudante deverá ser ético e qualificado para as tarefas de defesa e julgamento em sua futura atuação juntos aos tribunais, bem como na prevenção ao litígio.

Metodologia

O curso será desenvolvido de forma totalmente remota, a partir da matrícula do estudante na plataforma Moodle. Na sequência, as atividades terão apoio do site indicado no cabeçalho deste plano.

O curso será organizado em duas unidades, com o mínimo de duas semanas de duração cada, além de uma semana de ambientação.

As atividades a serem desenvolvidas incluem interação e participação por meio de discussões e problematização sobre o conteúdo e sobre os exercícios de resolução facultativa.

Entre os recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem estarão: chat, fórum, textos, casos e exercícios.

Avaliação

A avaliação consiste em uma prova objetivas, cujo conteúdo é bastante inspirado nos exercícios. No entanto, as provas não são idênticas aos exercícios.